
O que é Assinatura Digital?
A assinatura digital é comparável a uma assinatura tradicional, mas no ambiente digital. Ela permite que qualquer pessoa autentique documentos eletrônicos com validade legal, sem margem para dúvidas.
​
Esse procedimento fácil permite que tanto pessoas físicas quanto empresas evitem o trabalho manual de envio de documentos, autenticação de assinaturas, e toda a gestão de papéis físicos. Assim, não só se reduzem os gastos, mas também se tornam os processos mais rápidos e práticos, eliminando a burocracia.


Quais são os benefícios?

-
Simplificação: Documentos assinados em papel costumam exigir a autenticação de pessoas distantes, o que pode levar dias para ser concluído. Com a assinatura eletrônica, o processo se torna muito mais rápido e prático, podendo ser feito de qualquer lugar, apenas com o uso de uma plataforma que suporte a assinatura digital.
​
-
​Econômico: Além de poupar com papel, transporte e envio, você também reduzirá custos indiretos, como armazenamento, reentrada de dados e acompanhamento de documentos.
​
-
Segurança: A assinatura digital oferece alto nível de segurança graças à tecnologia de criptografia e verificação. Depois de assinados, os documentos ficam protegidos em servidores criptografados, impossíveis de serem modificados, eliminando o risco de fraudes.​​

Validade jurídica
A assinatura eletrônica é regulamentada pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que criou a ICP-Brasil, garantindo autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos eletrônicos. No entanto, essa norma permite o uso de outros meios de assinatura eletrônica, desde que aceitos pelas partes envolvidas.
​
Atuamos como uma certificadora privada, oferecendo soluções seguras para validação de documentos digitais.
​
Além disso, o Poder Judiciário e normas como a Circular nº 3.829 do Banco Central reconhecem a validade de diversas modalidades de assinaturas eletrônicas, ampliando suas aplicações em contratos e outros documentos.

